| Em parceria com o TCE, Juina destina 1% do orçamento para estimular a leitura.mp3 |
O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado do Tribunal de Contas de Mato Grosso ajudou Juína a dar passos significativos rumo ao aprimoramento de áreas estratégicas do município.
A educação e a cultura, por exemplo, foram áreas definidas como prioridade pela gestão e, entre outras medidas, Juína implementou, em 2018, o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca que estabelece que 1% da Lei Orçamentária Anual, LOA, seja destinado exclusivamente ao incentivo à leitura.
Com a adesão voluntária ao Programa em 2017, Juína vem, desde então, recebendo do TCE de Mato Grosso conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão.
Para a elaboração do planejamento estratégico, foram realizadas oficinas junto à sociedade. Através do projeto de "inventivo ao acesso à informação e à consciência cidadã", Juína reuniu seus conselheiros de políticas públicas, identificou seu potencial cultural e o abraçou como uma demanda prioritária da sociedade juinense.
Um dos resultados positivos dessa decisão foi que a Biblioteca Pública Municipal de Juína, Professora Maria Santana, conquistou em 2018 o segundo lugar em concurso nacional que premia as 10 bibliotecas públicas brasileiras.
A biblioteca foi premiada por contribuir com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da ONU e com a transformação social de sua comunidade.
A Biblioteca se destacou por estar presente no dia a dia da população, com atividades durante os eventos municipais como o Carnaval, por exemplo. A literatura sem fronteiras.
No início de abril deste ano, a premiada biblioteca foi reinaugurada, com todas suas ações alinhadas à agenda 2030 da ONU e atendimentos ampliados para os finais de semana.