Em MT ministros firmam parcerias no combate a fome e fortalecimento da agricultura familiar

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Uma comitiva de ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Mato Grosso no último fim de semana.

A caravana, liderada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, contou ainda com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

Em Cuiabá, Wellington Dias, confirmou que o governo federal vai liberar 32 milhões de reais, para subsidiar o Prato Cheio, pelo Programa de Aquisição de Alimentos, voltado à compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Na ocasião, o ministro assinou com a Prefeitura de Cuiabá o protocolo de intenções do Pacto Nacional de Combate à Fome.

Dias lembrou que o compromisso do presidente Lula é tirar o Brasil do mapa da fome.

Já no Palácio Paiaguás, o Governo do Estado também assinou, um protocolo de intenções para priorizar pessoas qualificadas no SER Família Capacita, e inscritas no CadÚnico, o Cadastro Único, nas vagas oferecidas pelas grandes empresas em Mato Grosso.

O compromisso foi firmado pelo governador Mauro Mendes e pelo ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias.

Na ocasião, o Governo do Estado também aderiu ao Programa Nacional Brasil Sem Fome, que tem como objetivo erradicar a situação de insegurança alimentar e a redução da situação da pobreza.

Mendes defendeu a importância das parcerias com o Governo Federal e garantiu que Mato Grosso continuará auxiliando em ações que beneficiem a população.

Logo depois, os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, viajaram para Rondonópolis.

No sábado, eles participaram da inauguração da sede do Incra, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e entregaram títulos da terra para famílias assentadas no município.

Na ocasião, Fávaro destacou que a nova unidade do Incra vai trazer dignidade a homens e mulheres do campo com a regularização fundiária e o avanço do programa de reforma agrária na região.

Já o ministro Paulo Teixeira, garantiu ainda que o Governo Federal já prepara a compra de 500 toneladas de milho, sendo a maior parte de Mato Grosso.

A compra do milho deve garantir um investimento de 250 milhões de reais na economia do estado.