No MT, agricultores familiares vão ter programa de incentivo para venda de produtos.mp3 |
EBC - Juliana Cézar Nunes
Mais de 130 mil agricultores familiares de Mato Grosso contam, a partir de agora, com um novo incentivo para a venda de produtos e expansão do mercado consumidor. O governo do estado regulamentou este mês a lei que, em 2017, criou o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf).
O Susaf reduz a burocracia para os registros da produção e simplifica o licenciamento ambiental para unidades produtivas de baixo impacto. Eduardo Dantas, responsável técnico pela execução do sistema, afirma que o agricultor familiar terá uma redução significativa no pagamento de taxas obrigatórias.
Outra vantagem do Susaf é a possibilidade do agricultor familiar de um município vender para outra localidade. Para ter acesso aos benefícios da lei, o produtor precisa aderir ao Serviço de Inspeção Municipal. A certificação municipal abre portas para a adesão ao novo sistema e às desonerações. Sessenta e cinco municípios já possuem esse certificado. Para mais informações sobre o sistema, basta ligar no telefone DDD 65 – 3613-6224.