Em Mato Grosso, só o Lacem está credenciado a confirmar ou descartar casos de coronavírus

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

Em Mato Grosso, eventuais casos positivos do Coronavírus, só podem ser confirmados pelo Lacem, Laboratório Central de Mato Grosso.

O órgão, ligado à Secretaria de Estado de Saúde, é responsável pela análise de amostras dos casos suspeitos de Coronavírus, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Demais hospitais e laboratórios em Mato Grosso não têm o credenciamento da unidade junto ao Ministério de Saúde para confirmar casos do novo Coronavírus.

Se o exame realizado na rede privada apontar resultado positivo, as amostras coletadas do paciente devem ser encaminhadas para o Lacen, que ficará responsável por repetir o exame.

Somente após a realização de um novo exame é que o resultado será reconhecido oficialmente para ser contabilizado no quadro de monitoramento, seja negativo ou positivo.

Segundo o Secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, esse é um procedimento normatizado pelo Ministério da Saúde.

Sonora – Gilberto Figueiredo

Nas últimas semanas foram divulgadas confirmações de casos positivos para Convid-19 com base nos resultados obtidos por hospitais da rede particular e outras unidades públicas de municípios.

Os casos não foram contabilizados pelo Ministério da Saúde, já que os exames devem ser realizados novamente pelo Lacem.

As etapas de análise da amostra levam até cinco dias para serem concluídas.

Passado esse período, o resultado é lançado no sistema do Ministério, que publica gradativamente a confirmação da infecção pelo novo Coronavírus.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.