Em Mato Grosso, mais de 20 mil crianças foram infectadas pelo novo coronavírus

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Arquivo / Agência Brasil

Por: Jurandir Antônio/Voz: Enéas Jacobina

Ainda sem definição sobre o início da vacinação no Brasil, crianças menores de 11 anos seguem expostas à covid-19.

Conforme anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a decisão do Governo Federal deve ser feita apenas no próximo ano, já que não haveria doses suficientes no país ainda.

Em Mato Grosso, mais de 21 mil crianças já foram infectadas pelo coronavírus e 37 morreram por causa da doença.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, ao todo, foram confirmados 11 mil 717 casos em crianças menores de cinco anos no estado até o último dia 22 de dezembro.

Dessas, 32 não resistiram e morreram. No grupo de crianças de seis a 10 anos, o número de casos chegou a nove mil 881, com cinco mortes confirmadas.

Recentemente a Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, enviou um estudo a Revista Brasileira de Epidemiologia indicando como estratégica a vacinação de crianças com até 11 anos de idade.

Dada a estagnação na busca pela vacinação, seria importante ampliar as faixas etárias elegíveis à vacinação, enfatiza a Fiocruz.

O estudo lembra que a estratégia de vacinação como medida de controle da pandemia tem sido uma medida efetiva, no Brasil e no mundo. Além disso, destaca que há vacinas com comprovada eficácia para este grupo etário e estudos de segurança indicam que é possível sua utilização.