| Em Cuiabá, Ministro da Educação libera recursos para a educação básica e pede apoio ao projeto de militarização das escolas públicas.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz Vinícius Antônio
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou, nesta quinta-feira, em Cuiabá, o investimento do MEC na ordem de 15 milhões de reais para serem aplicados especificamente na educação básica e fundamental de Mato Grosso.
O dinheiro vai beneficiar escolas de Cuiabá, Várzea Grande e Lucas do Rio Verde. Parte dos recursos vai para projetos de climatização e transporte escolar.
Do total da verba anunciada pelo ministro, cinco milhões e 400 mil reais serão investidos em mobiliário, climatização e ônibus, em Cuiabá. Várzea Grande, vai receber dois milhões e 200 mil reais para aquisição de mobiliário e climatização. Já, Lucas do Rio Verde terá cinco milhões e 800 mil reais para a construção de creches no município.
Weintraub aproveitou para pedir o apoio e a adesão do Governo do Estado e das prefeituras ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares lançado pelo Governo Federal, esta semana, e que prevê a implementação de 216 colégios militares no país até 2023.
À noite, o ministro participou de um evento da Polícia Militar de Mato Grosso para discutir a militarização das escolas públicas do Estado. Na ocasião, o ministro anunciou investimentos da União em escolas de ensino básico administradas por militares.
Atualmente, Mato Grosso possui oito escolas militares, sendo sete da Polícia Militar, que estão localizadas nos municípios de Cuiabá, Confresa, Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Juara e Rondonópolis, em fase de implantação, e uma do Corpo de Bombeiros, em Alta Floresta.
Pela proposta do Governo Bolsonaro, os novos colégios militares serão implementados em conjunto com as secretarias de Estado de Educação e de Segurança Pública.