Em Cuiabá, ministra Rosa Weber visita presídios e lança mutirão carcerário do CNJ

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ednilson Aguiar/TJMT

Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A presidente do STF, Supremo Tribunal Federal, e do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, ministra Rosa Weber, participou nesta segunda-feira, em Cuiabá, do lançamento do Mutirão Processual Penal.

Além do lançamento do novo modelo nacional de mutirão carcerário do CNJ, a ministra visitou unidades prisionais da capital.

O objetivo do mutirão é desafogar o sistema prisional. 

Acompanhada do governador Mauro Mendes e da presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva, Rosa Weber visitou

o Escritório Social de Cuiabá da Fundação Nova Chance.

Na ocasião, foi inaugurada a Sala de Reintegração Social, destinada à humanização dos reeducandos que buscam se reintegrar à sociedade após o cumprimento da pena.

Em seguida, a ministra esteve na Penitenciária Feminina de Cuiabá Ana Maria do Couto May, e inaugurou a cozinha-escola da unidade, espaço voltado à qualificação profissional das detentas.

Rosa Weber esteve ainda na Penitenciária Central do Estado, onde conheceu a fábrica de móveis e de casas populares que funciona na unidade.

A programação da visita da presidente do STF a Mato Grosso terminou na sede do Tribunal de Justiça.

No Judiciário estadual, a ministra participou do lançamento de diversas iniciativas, entre elas a Campanha de Ressocialização junto com o selo “Daqui pra Frente” e o Sistema de Emprego do Reeeducando.

Além disso, a ministra participou da assinatura do Estatuto da 1ª Cooperativa Social de Mato Grosso, do Decreto de Institucionalização dos Escritórios Sociais como Política Pública de Mato Grosso e da Carta de Intenções com as Universidades de Mato Grosso para apoiar os estudantes do sistema prisional e egressos.