Eleitores com deficiência visual recebem treinamento e palestra sobre urnas eletrônicas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: TRE-MT

Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

Os eleitores cegos que estudam no Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso participaram de um treinamento teórico e prático sobre urnas eletrônicas.

O evento foi promovido pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação. Os 35 eleitores participantes da capacitação consideraram a iniciativa importante e enriquecedora.

A palestra e o treinamento foram conduzidos pela servidora do TRE, Lídia Silvério, que explicou como funciona a urna eletrônica e seus recursos de acessibilidade e respondeu dúvidas dos eleitores presentes sobre direitos para o exercício do voto.

Todas as urnas eletrônicas são preparadas para atender pessoas com deficiência visual.

Além do sistema braile e da identificação da tecla número cinco nos teclados, os tribunais eleitorais disponibilizam fones de ouvido nas seções com acessibilidade e naquelas onde houver solicitação específica, para que o eleitor cego ou com deficiência visual receba sinais sonoros com indicação do número escolhido e retorno do nome do candidato em voz sintetizada.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.