Eleitor tem até quatro de maio para regularizar a situação junto a justiça eleitoral

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto: Divulgação

Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina

Os eleitores têm até o dia quatro de maio para regularizar o cadastro ou tirar o primeiro título e conseguir participar das eleições deste ano.

Na data, 151 dias antes da eleição, vence também o prazo para transferência do local de votação e revisão de qualquer informação constante do Cadastro Eleitoral, de acordo com o TSE, Tribunal Superior Eleitoral.

Quem tem mais de 18 anos e ainda não possui título eleitoral também tem até esse dia para solicitar a emissão do documento.

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação têm de 18 de julho a 18 de agosto para informar a Justiça Eleitoral do interesse na mudança.

Já o cadastro biométrico dos eleitores que ainda não fizeram o procedimento continua suspenso, por enquanto, por causa da pandemia de Covid-19.

Entretanto, não está descartada a utilização da identificação biométrica nas eleições de 2022.

O uso do sistema está em análise pela Justiça Eleitoral e a decisão sobre a aplicação ou não durante o pleito vai depender da evolução da pandemia do novo coronavírus no Brasil, ao longo do ano.

Os brasileiros vão às urnas no dia dois de outubro para escolher o presidente do país, os governadores dos estados, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

O segundo turno está marcado para o dia 30 de outubro. A segunda rodada de votação ocorre caso um dos candidatos para os cargos de presidente e governador não alcance a maioria absoluta de votos.

No Brasil, o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos e facultativos para jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos.

Assim como sempre acontece, a votação vai começar das oito horas da manhã às cinco da tarde.

Mas este ano tem uma novidade. A votação vai acontecer, em todo o país, pelo horário de Brasília.

Ou seja, independentemente do fuso horário, o início e encerramento da votação vai acontecer simultaneamente em todos os estados.