Eleições 2024: quase 34 milhões de eleitores votam em 2° turno para eleger prefeitos em 51 cidades

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Aproximadamente 34 milhões de eleitores, distribuídos em 51 municípios, voltam as urnas neste domingo para escolher, em segundo turno, os prefeitos e de vice-prefeitos.

Entre essas cidades, 15 são capitais e a que conta com o maior número de eleitores é São Paulo, com cerca de 9 milhões.

Entre as capitais, o partido que mais marcou presença no segundo turno foi o PL, com 9 candidatos. De maneira geral, partidos de centro-direita se sobressaíram em relação aos de esquerda, como o PT, que aparece em 4 capitais.

A divisão partidária em relação ao posicionamento político não foi diferente nas cidades do interior, com predominância de partidos como PL, PSD, PSDB e PP. O PT, por sua vez, um dos mais cotados da ala esquerda, conta com presença em 9 disputas entre as cidades que não são capitais. O PSB aparece em duas e o PSOL em apenas uma. 

Pelos termos da Constituição Federal, o segundo turno em eleições municipais só pode ocorrer em cidades com mais de 200 mil eleitores. A situação ocorre quando, no primeiro turno, nenhum candidato obtém mais da metade dos votos válidos. Sendo assim, o segundo turno é disputado entre os dois concorrentes mais votados na primeira etapa.

Sapicuá Rádio News, da redação Ana Rosa Lima