Edital de concessão da Ferrogrão ligando Sinop a Miritituba deve sair ainda este ano, diz Bolsonaro

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Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

 

A Ferrogrão, ferrovia que vai ligar Sinop ao porto de Miritituba, no município de Itaituba, no Pará, começa a sair do papel.

Segundo o presidente Jair Bolsonaro, a concessão do trecho está no programa ferroviário nacional. A previsão é que os editais saiam entre final de 2019 e o início de 2020.

 

O anúncio foi feito por Bolsonaro no Porto Seco de Anápolis, em Goiás, durante a solenidade de assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul, no trecho entre Porto Nacional, no Tocantins, e Estrela D’Oeste, em São Paulo.

 

A expectativa é que a ferrovia possa baratear de forma substancial o frete de mercadorias no país. A malha ferroviária é um dos principais canais para escoamento da produção agrícola do país e a previsão é que as operações no ramo central tenham início até o final de 2019.

 

“Com a entrada em operação da Ferrovia Norte-Sul, que é a espinha dorsal do transporte no Brasil, o frete vai baratear e consequentemente a mercadoria na ponta fica mais barata para o consumidor. A gente vai consumir menos óleo diesel, e teremos menos acidente nas estradas”, destacou o presidente na cerimônia.

A concessão da ferrovia foi arrematada pela empresa Rumo S.A, em leilão realizado em março. O contrato tem duração e 30 anos e prevê a administração dos dois trechos da Norte-Sul, de um total de mais de mil e500 quilômetros.

 

Na avaliação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a Norte-Sul vai potencializar o transporte ferroviário no país, duplicando a sua participação no transporte de mercadorias em oito anos.

 

“No futuro, nós vamos sair da Zona Franca de Manaus e entregar a carga em Porto Alegre. Vamos ligar o Brasil por trilhos”, apostou o ministro.

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