Doses da vacina contra a gripe acabam em poucas horas em Cuiabá. Vacinação deve ser retomada na próxima quinta-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

Não deu pra quem quis! No primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra influenza, que começou nesta segunda-feira, as doses da vacina esgotaram em poucas horas, na capital, Cuiabá.

 

Nesta primeira fase da campanha, que vai de 23 de março a 16 de abril, a vacinação contra a gripe é para os idosos acima de 60 anos e para os profissionais da saúde pública e privada. 

 

A Prefeitura da capital alerta, entretanto, que não há motivo para preocupação. Ainda esta semana o estoque deve ser restabelecido. 

 

Segundo Valéria de Oliveira, gerente de Imunização do município, a situação já foi repassada para o Ministério da Saúde e a campanha deve ser retomada no dia 26 de março, quinta-feira.

 

“As vacinas que estavam nos postos acabaram porque a procura foi grande, porém vai ser reabastecido ainda esta semana. Não há motivos para preocupação para a população cuiabana, especialmente para idosos e profissionais de saúde, que serão imunizados nesta primeira fase”.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, o Ministério da Saúde repassou apenas nove mil e 500 doses das pouco mais de 100 mil que deveriam ser entregues ao município.

 

Neste ano, a Campanha que normalmente é realizada na primeira quinzena de abril, foi antecipada pelo governo federal como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus.

A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.