| Documentário sobre a vida e obra do músico Divino Arbués será lançado nesta quinta-feira.mp3 |
Foto da manchete: reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O documentário “Romance de Rio e Serra – Divino Arbués vida e obra”, será lançado nesta quinta-feira, 27 de janeiro, pelo YouTube, Divino Arbués Oficial.
O filme conta a vida do músico e escritor mato-grossense, desde a infância em Barra do Garças e Aragarças, até a consagração de sua obra musical diversificada, que canta o Araguaia e ao mesmo tempo dialoga com a cultura universal.
O documentário traz depoimentos de músicos que atuaram com ele nesta trajetória e de contemporâneos que ajudaram a inserir os Festivais de Praias do Araguaia no circuito da boa música popular, nos anos 80 até fase mais recente, como, Almir Sater, Gilberto Correia, João Ormond, entre outros artistas e personagens.
Com imagens filmadas em Barra do Garças, Cuiabá, Goiânia, Pantanal, o documentário também aborda a participação de Arbués na luta pela organização e democratização da cultura mato-grossense para que chegasse a todo o estado, seja na organização de eventos, na implantação da Lei de Incentivo à Cultura, na participação do Conselho de Cultura do Estado, assim como, por meio da sua arte em discos e livros.
Marcado por interpretações de consagradas canções compostas pelo músico, como, Quarto Crescente, Natureza, Cor da Noite, Noite em Cuiabá, O Rio Araguaia, dentre outras, o filme é um convite para os apreciadores da boa música.
Produzido pela produtora Kuya Comunicação, o média-metragem de 47 minutos tem direção e roteiro de Brás Rubson, direção de fotografia e finalização de Diogo Diógenes, montagem de Caio Pimenta e imagens de Osvane Pinheiro.
O filme foi realizado por meio da Lei Aldir Blanc, Edital Mestres da Cultura do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio cultural Mutirum Instituto da Cultura.