| Divórcios batem recorde no Brasil e em Mato Grosso. Pandemia teria impulsionado separações.mp3 |
Foto da manchete: Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Colégio Notarial do Brasil, entidade que representa oito mil 580 cartórios de notas do país, registrou recorde histórico de divórcios em 2021.
No ano passado, 80 mil 573 casais desfizeram a união, maior número desde o início da série de contagem que começou em 2007.
Só nos quatro primeiros meses de 2022, o País já registrou 17 mil e 13 separações matrimoniais.
Para a organização, os dados podem ser explicados por dois motivos: crise sanitária causada pela covid-19, que impulsionou o isolamento social e os conflitos entre os casais, e o lançamento, em julho de 2020, da plataforma e-Notariado, facilitando o pedido de separação pela internet.
Já os Cartórios de Notas mato-grossenses registraram em 2021 aumento nos divórcios, sendo mil 480 escrituras ao todo.
O número registrado no ano de 2021 é 11% maior que o verificado em 2020, primeiro ano da pandemia causada pelo novo coronavírus, quando foram lavradas mil 339 escrituras de divórcios nos cartórios.
Lançada em junho de 2020, em meio às restrições de deslocamentos causadas pelo ápice da crise sanitária no país, a plataforma e-Notariado permite a prática de quase 100% dos atos notariais em meio eletrônico, entre eles todos os tipos de escrituras, procurações, testamentos e atas notariais.
Para realizar o divórcio em Cartório de Notas o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes.
O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado, www.e-notariado.org.br.
Os serviços desta plataforma também estão disponíveis em aparelhos celulares.
A ANOREG, Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso, congrega os 243 Cartórios distribuídos em todos os municípios do Estado.