Dívida acumulada do Governo do Estado na área de saúde supera os 600 milhões de reais.mp3 |
A dívida acumulada pelo governo do estado na área da saúde é de 613 milhões reais, valor que representa 30% do orçamento total da pasta para 2019.
A informação foi dada por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde, durante audiência pública realizada pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa.
Do montante total de passivos do estado, 438 milhões de reais são referentes a restos a pagar do ano de 2018 e quase 175 milhões, de exercícios anteriores.
Segundo a secretária executiva da Secretaria de Saúde, Daniele Bertucini, o valor inclui dívidas com fornecedores, pessoal e com os municípios e será pago conforme o fluxo de caixa do governo.
“Não há recursos financeiros para pagar integralmente, mas está sendo feito uma negociação junto ao governo do estado para o pagamento mediante o fluxo de caixa”, explicou a gestora.
O valor devido aos municípios é de 235 milhões de reais, sendo R$ 174 milhões referentes ao exercício de 2018 e 60 milhões de reais de exercícios anteriores.
Em 2019, segundo a secretária executiva, o governo do estado já pagou R$ 105 milhões de reais referentes ao exercício de 2018, sendo 67 milhões destinados aos fundos municipais.
Além disso, a gestora disse que os repasses de 2019 estão em dia. “Já foram pagos mais de 27 milhões de reais referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano.
O orçamento da Secretaria Estadual de Saúde para este ano é de dois bilhões e 100 milhões de reais.