| 03 Distrito Industrial de Cuiabá registra crescimento de 10% na geração de emprego em 2024.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Seguindo a alta dos números nacionais, o Distrito Industrial de Cuiabá alcançou um crescimento de 10% na geração de emprego em 2024, em comparação com o ano anterior.
De acordo com levantamento da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá, até o mês de novembro, as mais 300 empresas instaladas no polo foram responsáveis por criar duas mil vagas na capital de Mato Grosso.
Ainda segundo a Associação, a projeção é de que esse avanço tenha continuidade em 2025.
Com uma perspectiva de ampliação de algumas indústrias já existentes no local e possibilidade de chegada de novas, a Associação prevê um salto em torno de 8% para o próximo ano.
Atualmente, o Distrito Industrial gera, de forma direta e indireta, aproximadamente 22 mil empregos, sendo que quase 20% das vagas são ocupadas por jovens de 18 a 24 anos.
O desempenho apresentado pelo Distrito acompanha a evolução nacional do setor, que tem mais uma vez demonstrado sua importância para a economia do país.
A PNAD Contínua, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, feita pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por exemplo, aponta que a indústria é destaque no grupamento que puxou a alta no nível de ocupação no último trimestre, ou seja, de agosto a outubro.
Em outra pesquisa, o IBGE indica que o setor teve papel importante no crescimento de 0,9% do PIB, Produto Interno Bruto, no terceiro trimestre de 2024.
Conforme o Instituto, no balanço final do PIB, a indústria teve um ganho de 0,6% no trimestre, ficando inclusive acima do segmento agropecuário que fechou com queda de 0,9%. Em Cuiabá, o Distrito Industrial também segue esse resultado positivo.
Dados disponibilizados pela Associação das Empresas, evidenciam que o polo movimenta, anualmente, mais de 30 bilhões de reais na economia local.