Diferença de renda entre ricos e pobres em Mato Grosso diminui em 20%

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria/Prefeitura Cba

Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Diferença de renda entre ricos e pobres em Mato Grosso diminui em 20% e o Estado se destaca como o 3º menos desigual do Brasil.

O levantamento foi feito pelo Observatório de Desenvolvimento Econômico da Sedec, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, com base em informações preliminares do Censo 2022 do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Os dados mostram ainda que Rondônia e Santa Catarina ocupam as melhores posições, sendo que o estado do sul tem a menor desigualdade no país.

Esses resultados mostram uma melhora significativa em relação ao Censo de 2010, quando Mato Grosso estava na 7ª posição, e ao Censo de 2000, quando ocupava a 12ª colocação.

Segundo o economista do Observatório de Desenvolvimento Econômico, Maxwell da Silva Santos, a geração de emprego e renda no estado tem sido um importante impulsionador econômico para a distribuição de bens e serviços, contribuindo para o aumento da distribuição de renda na sociedade como um todo.

Já o governador Mauro Mendes comemorou os resultados e atribuiu o progresso alcançado às políticas sociais, como habitação, qualificação profissional e a geração de emprego.

Ele destacou o impacto positivo das obras e ações promovidas pelo governo, bem como das medidas adotadas para atrair mais empresas para o estado, impulsionando o desenvolvimento econômico, o aumento da renda e a melhoria da qualidade de vida da população.