| Detran Mato Grosso vai promover atividades na capital e no interior para marcar a Semana Nacional do Trânsito.mp3 |
Jurandir Antonio - Da redação
A Semana Nacional do Trânsito prossegue até o dia 25 de setembro, com uma série de atividades educativas.
O objetivo é conscientizar os condutores de veículos e pedestres sobre a segurança no trânsito e os índices alarmantes de mortes e sequelas provocadas por acidentes.
As atividades são organizadas pelo Conselho Nacional de Trânsito e Departamento Nacional de Trânsito, em parceria com os Detrans de todo o país, além de uma série de parceiros e simpatizantes da causa.
O tema da campanha deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”.
O Dia Nacional do Trânsito é celebrado em 25 de setembro, mesmo mês de promulgação da lei que criou o Código de Trânsito Brasileiro, no ano de 1997.
O Instituto de Pesquisas em Transportes da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, realizou um estudo em 2014 em 193 países, com base em dados da Organização Mundial de Saúde.
O estudo aponta que mais de 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que envolvem desde a desatenção até o desrespeito à legislação por parte dos condutores.
De acordo com esses dados, os exemplos mais comuns são excesso de velocidade, uso do celular ao volante, consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir ou até mesmo o cansaço.
O Detran Mato Grosso, por meio das Gerências de Ação Educativa e da Escola Pública, preparou programação específica para marcar a Semana Nacional do Trânsito.
Serão palestras em escolas da capital e do interior, blitz educativa, curso de pilotagem defensiva e o Festival Estudantil Temático de Trânsito, o FETRAN, entre outras atividades.