| Detran Mato Grosso lança campanha Maio Amarelo de prevenção a acidentes de trânsito.mp3 |
O Departamento Estadual de Trânsito, Detran de Mato Grosso, lançou, em Cuiabá, a campanha internacional Maio Amarelo, mês dedicado à prevenção de acidentes de trânsito em todo o mundo.
A campanha conta com a parceria do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá e Guarda Municipal de Várzea Grande.
Para marcar o início do Maio Amarelo, as instituições realizaram o “adesivaço”, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, uma das principais vias de tráfego da capital mato-grossense.
As equipes das instituições abordaram motoristas, motociclistas e pedestres com orientações para a garantia de um trânsito seguro e a entrega de um adesivo com o laço amarelo, alusivo à campanha.
A gerente de Ações Educativas do Detran Mato Grosso, Rosane Polzl, ressaltou a importância do movimento para a conscientização de todos no trânsito, uma vez que cerca de 90% dos acidentes acontecem por erro humano.
“Queremos chamar a atenção da população para que assuma o protagonismo de fazer um trânsito mais seguro. Em muitos Estados a violência no trânsito é maior que outras violências e nesse ranking Mato Grosso está em quinto lugar no país”, contou Polzl.
O superintendente da PRF em Mato Grosso, Elcio Francisco Lima, informou que somente em Cuiabá, em 2018, aconteceram 407 atropelamentos. Apesar dos dados não informar o número de óbitos decorrentes dos atropelamentos, Lima destacou a necessidade urgente de diminuir esse tipo de ocorrência.
Além de Cuiabá e Várzea Grande, a campanha Maio Amarelo prevê atividades de prevenção aos acidentes de trânsito nos municípios de São Felix do Araguaia, Santo Antônio de Leverger, Cáceres, São José dos Quatro Marcos e Primavera do Leste.