Desafio de fumar cotonete atrai crianças e adolescentes e preocupa pais e médicos

Foto da manchete: reprodução 

Por Jurandir Antonio 

Uma nova mania está ganhando popularidade entre crianças e adolescentes nas redes sociais e preocupando pais e acendendo o alerta em médicos e especialistas.

Em vídeos curtos, eles fumam cotonetes.

Isso mesmo, no desafio que viralizou nas redes sociais, queimam o algodão, o plástico e aspiram a fumaça tóxica.

Especialistas em saúde alertam que isso não pode ser feito e repetido de forma alguma, visto que pode desencadear doenças graves respiratórias como bronquite, asma, além de provocar queimaduras na face e lábios.

Quando submetidas à queima, as hastes plásticas e o algodão geram substâncias tóxicas em forma de fumaça.

De modo geral, inalar qualquer tipo de fumaça resultante de queima de algum material tem riscos potenciais. Mas o plástico e o algodão causam problemas bem específicos.

A pessoa pode ter falta de ar, tosse, e, em casos mais graves, até uma parada cardiorrespiratória.

Além disso, pode também desenvolver doenças respiratórias crônicas e risco de internações.

A orientação dos especialistas para os pais é atenção.

Segundo os profissionais da saúde, normalmente, quando o filho está inalando algo tóxico, os sintomas começam com tosse persistente, peito chiando e cansaço sem razão evidente.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.