| 06 Deputados e prefeitos debatem demandas da agricultura familiar com o governo estadual.mp3 |
Foto da manchete: ALMT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
Deputados estaduais e prefeitos apresentaram as demandas da à agricultura familiar em reunião realizada no Palácio Paiaguás, com a presença do governador em exercício, Otaviano Pivetta, e secretários de estado. Entre os principais pontos apresentados, o acesso a crédito, o desenvolvimento de estudos regionalizados sobre aptidão produtiva, a regularização fundiária e a assistência técnica nortearam os debates. A estimativa do governo é que o público potencial das políticas voltadas para agricultura de pequena escala seja de pouco mais de 220 mil pessoas, o que representa 6% da população do estado.
O líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Dilmar Dal Bosco, falou sobre a importância de realizar os estudos para analisar as características regionais e quais culturas estão aptas a ser cultivadas no local. Além disso, Dal Bosco destacou a importância do suporte na comercialização desses produtos. “Primeiro a gente precisa identificar quais produtos se adaptam à determinada região e depois ajudar os produtores a comercializar sua produção e garantir a rentabilidade”.
A secretária Andreia Fujioka, da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, apresentou aos participantes uma “radiografia” sobre a produção de pequena escala em Mato Grosso, como forma de melhor estabelecer as políticas públicas de acordo com a necessidade.
O governador em exercício Otaviano Pivetta afirmou que o estado não consegue atender toda a demanda existente e que uma solução, por exemplo, será a disponibilização de técnicos para os municípios que possam atender os produtores lá na ponta.
Sapicua Rádio News, da Redação Ana Rosa Lima