Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira cavalcanti
Texto do áudio:
Os deputados estaduais derrubaram na sessão ordinária, desta quarta-feira, oito vetos do Governo do Estado à LDO, a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025.
Entre eles, o que assegura recursos para a Ação de Infraestrutura da Educação Infantil, visando a construção e ampliação de creches.
Um dia antes da sessão, a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária se reuniu com representantes da Secretaria de Estado de Fazenda, da Secretaria Estadual de Educação, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, e Ministério Público do Estado na Casa de Leis para debater o tema.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, do União Brasil, explicou que no ano passado, os parlamentares colocaram no orçamento do Estado, na LDO, no PPA, que o Governo do Estado teria que fazer um investimento de 400 milhões de reais em quatro anos, para a educação infantil.
E, de acordo com Botelho, no ano passado isso praticamente não foi executado.
Agora, com a derrubada do veto, Mato Grosso terá mais de 100 milhões de reais disponíveis para a construção e ampliação de creches no estado.
Durante a reunião na Assembleia, o conselheiro do TCE, Tribunal de Contas do Estado, Antônio Joaquim, reforçou a necessidade de investimento na construção de creches.
O conselheiro lembrou que um levantamento aponta que o Estado precisa criar aproximadamente 14 mil vagas em creches para atender a demanda.