Deputados aprovam RGA de 4,83% para os servidores públicos estaduais e contas de Mendes

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: ANGELO VARELA / ALMT

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, a RGA, Revisão Geral Anual, de 4,83% nos salários dos servidores públicos estaduais.  

A votação aconteceu na sessão plenária desta quarta-feira.

A revisão de 4,83% segue o IPCA, Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo, divulgado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que é o indicador oficial para a inflação brasileira em 2024.

O Governo de Mato Grosso vai pagar, ainda em janeiro, os salários com a RGA aprovada pela Assembleia Legislativa.

A previsão é que o impacto mensal na folha de pagamento dos servidores, com a RGA, seja em torno de 76 milhões de reais, o que equivale a 855 milhões ao ano.

Ainda nesta quarta-feira, a Assembleia Legislativa aprovou as contas anuais do Governo de Mato Grosso, relativas ao exercício de 2023.

A maioria dos deputados estaduais votou a favor da aprovação das contas.

A votação seguiu o parecer do TCE, Tribunal de Contas do Estado, que deu aval para a aprovação das contas, no final de agosto do ano passado.

No parecer, o relator do processo, conselheiro Waldir Teis, apontou que houve execução plena dos planos e programas planejados pelo governo, redução no nível de endividamento público e cumprimento de percentuais superiores aos limites constitucionais e legais relativos à administração fiscal.