| Deputados alteram data da eleição para a Mesa Diretora da AL, para que Janaina Riva possa participar.mp3 |
Vinícius Antônio
Foi aprovada nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa a PEC, Projeto de Emenda Constitucional, que antecipa a eleição da Mesa Diretora.
A proposta foi colocada em votação para dar oportunidade à deputada Janaina Riva de participar da eleição, já que a parlamentar está grávida e a previsão do parto é para final de agosto.
De acordo com a Constituição estadual, a eleição da Mesa Diretora é feita na primeira semana do mês de setembro, o que deixaria Janaina fora do processo.
O projeto ainda deve passar por uma segunda votação onde deve ser apresentada uma emenda ao projeto definindo a data do pleito.
Janaina negou que a apresentação da PEC tenha sido manobra.
Ela defendeu a proposta apresentada pelo deputado Wilson Santos para que eleição ocorra no final do primeiro semestre, dando tempo para que os parlamentares possam participar das articulações do pleito municipal.
A deputada, que atualmente é vice-presidente, ainda comentou que tem pretensão de disputar a presidência ou alguma secretaria da Mesa Diretora e ressaltou que a apresentação da PEC não estava condicionada a isso, mas sim em garantir sua participação na votação.
A proposta recebeu 17 votos favoráveis, duas abstenções de Ulysses Moraes e Faissal Calil e cinco parlamentares não compareceram à sessão.