Deputado Neri Geller propõe projeto que reduz idade mínima para trabalhar como motoboy

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Câmara dos Deputados

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

O deputado federal Neri Geller, do Progressistas, apresentou uma proposta de lei que autoriza jovens, a partir dos 18 anos, a exercer atividades profissionais de entrega de mercadorias com uso de motos.

O projeto estabelece idade mínima de 18 anos em vez de 21 anos para trabalhar com moto, como é atualmente.

Geller lembrou que esse é um mercado de trabalho em expansão de um lado e, de outro, um alto índice de desemprego entre o público jovem.

“O projeto pretende dar oportunidade de trabalho para os jovens nessa faixa etária em um segmento que está em alta. Evidentemente, respeitando todos os requisitos de segurança”, reforçou Neri Geller. 

Estudo do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, mostra que o número de brasileiros que trabalham para aplicativos de entrega de mercadorias cresceu 979,8% entre 2016 e 2021.

Na categoria dos profissionais que trabalham com transporte de passageiros, o crescimento foi de 37% no mesmo período; de 840 mil, em 2016, para um milhão, em 2018, e chegando ao terceiro trimestre de 2019 a um milhão e 300 mil pessoas.

Hoje, pelo menos um milhão e 400 mil brasileiros têm como fonte de renda o transporte de passageiros por aplicativos, aponta o estudo do Ipea.

No texto, o deputado afirma que o aumento da demanda pela entrega de alimentos ou serviços por intermédio de mototaxis e motoboys é uma realidade.

Neri Geller disse ainda que impedir que pessoas habilitadas exerçam uma atividade lícita, que traz dignidade e renda para as famílias, é manter os jovens entre 18 e 21 anos incompletos alijados desse mercado e aprofundar o desalento para essa faixa etária.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.