| Deputado diz que Mauro Mendes pode entrar para a história como o governador que enterrou a ZPE de Cáceres.mp3 |
Jurandir Antonio - Da redação
O deputado federal Doutor Leonardo, do Solidariedade de Mato Grosso, cobrou do governador Mauro Mendes medidas concretas para implantar a ZPE, Zona de Processamento de Exportação de Mato Grosso, que fica em Cáceres.
O parlamentar está preocupado porque o prazo para implantação da ZPE termina em dezembro deste ano.
De acordo com o Doutor Leonardo, caso o Governo do Estado não tome as medidas necessárias dentro do prazo estipulado, a autorização para a ZPE será retirada fazendo com que Mato Grosso perca a chance de fomentar um novo ciclo de desenvolvimento regional, com geração de emprego e renda para a população.
“Infelizmente, ocorreram muitos problemas, de falta de vontade política a questões jurídicas, e o prazo para implantação está vencendo. O governador Mauro Mendes não é o culpado por esses problemas, mas cabe a ele tomar uma decisão rápida ou podemos perder essa grande chance de gerar empregos e riquezas na região sudoeste e oeste de Mato Grosso. Ou ele toma essa decisão, ou ficará marcado como o governador que sepultou a ZPE”, disse o deputado.
Por outro lado, o governador Mauro Mendes determinou a criação de um grupo de trabalho para elaborar um estudo detalhado sobre a ZPE em Cáceres para ter certeza da viabilidade econômica do projeto.
Porém, fica cada vez mais curto o prazo para cumprir as exigências e a possibilidade de solicitar ao Conselho Nacional de ZPE uma nova prorrogação da data limite para implantação da Zona de Processamento de Mato Grosso.
O prazo inicial para comprovação da conclusão de obras da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres era 31 de dezembro de 2016, mas foi prorrogado para 31 de dezembro deste ano, por solicitação do então deputado estadual, Doutor Leonardo.
Uma nova prorrogação só será possível mediante a apresentação de plano de trabalho com as etapas de execução das ações planejadas.