Deputado Coronel é o campeão da gastança de dinheiro público da cota parlamentar

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

 

Em 2024, a bancada de Mato Grosso na Câmara dos Deputados se destacou pelos altos investimentos em suas cotas parlamentares.

Ao todo foram três milhões 579 mil e 34 reais gastos com ênfase na divulgação de atividades, locação de veículos e passagens aéreas.

Entre os mato-grossenses, os líderes em gastos com a cota parlamentar foram os coronéis Assis, do União Brasil, e Fernanda, do PL, seguidos de Emanuelzinho, do MDB, e José Medeiros, também do PL.

O montante total gasto pelos parlamentares da bancada foi expressivo, com destaque para o item de maior investimento: a divulgação da atividade parlamentar.

Em 2024, uma mudança nas regras permitiu que os deputados utilizassem a cota para cobrir despesas com o despacho de bagagens em viagens aéreas e serviços de internet nos aeroportos ou a bordo.

A ampliação da cota, que já inclui passagens aéreas, alimentação, combustíveis, aluguel de carros e outros custos, foi uma resposta à necessidade de modernizar e ajustar os recursos disponíveis para a prática parlamentar.

As mudanças nas regras de utilização, permitindo novos tipos de despesa, apontam para uma adaptação necessária para garantir a eficiência das funções parlamentares, mas também exigem mais transparência e controle sobre os gastos públicos.

Esses valores indicam um forte investimento na divulgação de atividades parlamentares, que abrange desde a produção de conteúdo para mídia até campanhas em redes sociais, uma tendência crescente no uso das cotas.