| Deputado cobra instalação de câmeras na farda de PMs para evitar mortes em abordagens policiais.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por: Jurandir Antônio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O deputado estadual Wilson Santos, do PSD, voltou a cobrar a instalação de câmeras nas fardas e viaturas da Polícia Militar de Mato Grosso para evitar excessos durante as abordagens.
Santos é autor de um projeto de lei que obriga a implantação de câmeras nas fardas e viaturas da PM, que tramita na Assembleia Legislativa.
A discussão sobre o tema foi retomada depois que Thiago Graciote Moraes, de 29 anos, foi morto com um tiro por um policial no início deste mês, em Cotriguaçu, ao reagir a uma abordagem.
O parlamentar lembrou que esse foi o terceiro caso em Mato Grosso só este ano.
O primeiro aconteceu no início de fevereiro, em Vera, onde o jovem Diego Kaliniski, de 25 anos, foi morto pela polícia com ao menos quatro tiros, ao resistir a prisão.
Já em Cuiabá, também em fevereiro, Pablo Ferreira de Carvalho Silva, de 25 anos, terminou morto ao ameaçar os policiais.
Wilson Santos defendeu o uso de necessidade de armas não letais ou menos letais que imobilizam sem tirar a vida das pessoas.
De acordo com o deputado, não adianta falar que tem a polícia mais bem equipada do país se os policiais usam armas que matam e sem qualquer controle.
Santos reforçou que é preciso investir em treinamento ou o governador vai continuar emitindo notas de pesar e pedindo desculpas às famílias.
Por outro lado, a Polícia Militar afirmou que determinou o afastamento imediato do policial envolvido na ocorrência de Cotriguaçu, e que abriu inquérito para apurar o caso.