Deputado apresenta projeto que prevê o pagamento de recompensa em dinheiro para quem denunciar crimes e criminosos.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O deputado Silvio Fávero, do PSL, apresentou o Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de Mato Grosso que permite o pagamento de recompensa, em dinheiro, para quem prestar informações sobre o paradeiro de criminosos ou que auxiliem nas investigações policiais.
O objetivo é acelerar a conclusão de investigações de crimes como o contrabando, tráfico de drogas, pedofilia, exploração sexual, homicídios, latrocínios entre outros delitos.
Segundo Fávero, o gasto com o pagamento de recompensa ficará mais barato do que os prejuízos causados por ações criminosas.
“A ideia é incentivar a população de um modo geral a não se omitir diante de situações criminosas, que, às vezes, por medo, prefere se calar”, observa o parlamentar.
Na avaliação de Fávero, a proposta, se aprovada, vai acelerar as investigações, contribuindo com informações predominantes para desfecho de muitos casos.
“Acredito que a recompensa, em dinheiro, para denúncias, vai aumentar o número de casos solucionados em Mato Grosso”, defendeu Fávero ao acrescentar que seu projeto prevê, que as despesas para pagar as recompensas devem constar de dotações orçamentárias da Secretaria de Estado de Segurança Pública
Se aprovada a proposta, o Poder Executivo Estadual regulamentará as formas de recompensa.
O projeto ainda assegura, que o informante, se necessário, poderá ser inserido no sistema de proteção às pessoas ameaçadas, testemunhas de crimes, vítimas de violência e depoentes especiais.