| Deputada lança campanha de combate a violência contra a mulher no carnaval.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
A deputada estadual Janaina Riva, do MDB, lançou uma campanha pré-Carnaval de combate à violência contra a mulher.
A parlamentar disponibilizou em seu gabinete, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, um “machistômetro”, com dicas para que as mulheres identifiquem comportamentos abusivos.
Além disso, um vídeo com dicas para que os homens não se comportem de maneira inconveniente vem sendo disseminado nas redes sociais.
Segundo levantamento da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública, das 87 mulheres que foram assassinadas em 2019 em Mato Grosso, 39 delas foram vítimas de feminicídio.
O município que mais registrou casos de feminicídio no estado foi Primavera do Leste, com quatro mortes. Depois, Sinop, com três, Várzea Grande, também três, Chapada dos Guimarães, Peixoto de Azevedo, Rondonópolis e Sorriso com duas mortes cada uma.
O vídeo divulgado por Janaina contém cinco dicas para os homens.
A dica número um, fala sobre pré-julgamentos a partir da aparência da mulher. A dica número dois condena piadas de cunho sexista. A dica número três recrimina o assédio sexual e reforça as penalidades cabíveis neste caso.
Já a dica número quatro, censura contatos físicos sem a permissão da mulher “mesmo sem conjunção carnal, isso pode ser considerado estupro”, alerta a deputada. E a última dica repreende cantadas indiscretas.
O machistômetro elaborado pela equipe da deputada está disponível para distribuição em seu gabinete, na Assembleia Legislativa.
Para denunciar casos de violência contra a mulher ligue para o disque-denúncia, o número é o 180.