| 08 Depois de ser referência na pandemia, Hospital Santa Casa realizou mais de cinco mil cirurgias.mp3 |
Foto da manchete: Marcos Vergueiro/Secom
Por Jurandir Antônio – Enéas Jacobina.
Texto do áudio:
O Hospital Estadual Santa Casa, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde em Cuiabá, foi referência no atendimento de pacientes com Covid-19, atendendo mais de 127 mil pacientes infectados pelo coronavírus, e após esse período retomou a realização de cirurgias.
Desde 15 de junho do ano passado, mais de cinco mil e 600 cirurgias eletivas e de urgência foram realizadas.
No auge da pandemia, a unidade chegou a manter 80 leitos de UTI Covid-19 para adultos e, neste período realizou apenas as cirurgias de urgência e emergência e manteve os atendimentos oncológicos e nefrológicos em locais completamente isolados da área Covid-19.
A realização de cirurgias eletivas estava suspensa pelo Ministério da Saúde.
No dia 15 de junho do ano passado, o Hospital Estadual Santa Casa retomou, em parte, a normalidade do fluxo de atendimento e restabeleceu a oferta de cirurgias eletivas.
Desde então, a unidade já realizou mais de 120 mil 246 atendimentos ambulatoriais, seis mil 402 internações, três mil cirurgias eletivas e duas mil 663 de urgência.
Atualmente, o hospital oferece Pronto Atendimento Pediátrico 24 horas pelo SUS, Sistema Único de Saúde, ala que realizou mais de 34 mil atendimentos entre junho do ano passado e maio deste ano.
Neste período, ainda foram realizadas 56 internações na UTI pediátrica e 97 na UTI Neonatal.
A unidade também realizou 96 internações em UTI adulto e 445 internações na UTI cardiológica, que passou a receber pacientes em setembro de 2022.
Somente na área da oncologia cirúrgica, desde julho do ano passado, foram realizados nove mil 524 procedimentos; já na oncologia clínica, foram realizados dois mil 220 atendimentos.
Na área de nefrologia, a unidade realizou cinco mil 410 atendimentos.