Depois de muitas idas e vindas, Governo de Mato Grosso assina o contrato de empréstimo de 250 milhões de dólares com o Banco Mundial

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

O governador Mauro Mendes assinou, na última sexta-feira, o contrato para o empréstimo de 250 milhões dólares junto ao Banco Mundial.

O empréstimo vai permitir que o Estado pague a dívida com o Bank of América, ajudando no reequilíbrio fiscal de Mato Grosso.

“Esse contrato será muito importante para o caixa de Mato Grosso. Vamos alongar a dívida e pagar em suaves prestações, o que vai ajudar para o reequilíbrio das contas e melhorar a prestação de serviços ao cidadão”, afirmou Mendes.

Sonora Mauro Mendes

O prazo de pagamento do novo empréstimo será de 20 anos, com juros de 3,5% ao ano. A operação de crédito tem dois objetivos principais: devolver a sustentabilidade fiscal ao Estado e aumentar a capacidade institucional para a agricultura sustentável, conservação florestal e diminuição dos problemas causados pelas mudanças climáticas.

Para a presidente do Banco Mundial no Brasil, Paloma Anos Casero, o compromisso do Governo em cumprir as obrigações estabelecidas pela instituição foi fundamental para a aprovação do empréstimo. Ela citou que o empréstimo servirá de modelo para todo o país.

Paloma destacou que além do ajuste fiscal, o compromisso de Mato Grosso com a preservação ambiental pesou na decisão do banco de conceder o empréstimo ao estado.

Sonora Paloma Anos Casero

 O empréstimo será utilizado integralmente para pagar a dívida dolarizada contraída na gestão do ex-governador Silval Barbosa, junto ao Bank of América.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.