| Depois de muitas idas e vindas, Governo de Mato Grosso assina o contrato de empréstimo de 250 milhões de dólares com o Banco Mundial.mp3 |
Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O governador Mauro Mendes assinou, na última sexta-feira, o contrato para o empréstimo de 250 milhões dólares junto ao Banco Mundial.
O empréstimo vai permitir que o Estado pague a dívida com o Bank of América, ajudando no reequilíbrio fiscal de Mato Grosso.
“Esse contrato será muito importante para o caixa de Mato Grosso. Vamos alongar a dívida e pagar em suaves prestações, o que vai ajudar para o reequilíbrio das contas e melhorar a prestação de serviços ao cidadão”, afirmou Mendes.
Sonora Mauro Mendes
O prazo de pagamento do novo empréstimo será de 20 anos, com juros de 3,5% ao ano. A operação de crédito tem dois objetivos principais: devolver a sustentabilidade fiscal ao Estado e aumentar a capacidade institucional para a agricultura sustentável, conservação florestal e diminuição dos problemas causados pelas mudanças climáticas.
Para a presidente do Banco Mundial no Brasil, Paloma Anos Casero, o compromisso do Governo em cumprir as obrigações estabelecidas pela instituição foi fundamental para a aprovação do empréstimo. Ela citou que o empréstimo servirá de modelo para todo o país.
Paloma destacou que além do ajuste fiscal, o compromisso de Mato Grosso com a preservação ambiental pesou na decisão do banco de conceder o empréstimo ao estado.
Sonora Paloma Anos Casero
O empréstimo será utilizado integralmente para pagar a dívida dolarizada contraída na gestão do ex-governador Silval Barbosa, junto ao Bank of América.