Demissão de terceirizados, vigilantes substituídos por câmeras de segurança. UFMT anuncia medidas para economia após corte de verbas do Governo Federal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Vinícius Antônio

A UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, anunciou nesta semana que tomou medidas emergenciais em razão dos cortes nos recursos realizado pelo Governo Bolsonaro através do Ministério da Educação. 

 

Dispensas de funcionários terceirizados e suspensão de ligações para celulares e números de outros estados estão entre as decisões tomadas pela universidade. 

 

Com isso, a expectativa é economizar três milhões e 500 mil reais. 

 

A Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso assinou ofício, onde a justificativa para a decisão é a "a insuficiência de recursos liberados pelo Ministério da Educação em 2019". Segundo o oficio o corte de verbas ameaça "a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas". 

 

As medidas entraram em vigor na segunda-feira dia nove de setembro.

 

O documento informa a redução no número de porteiros e vigilantes que serão substituídos por câmeras de segurança que vão auxiliar no trabalho. Além disso, haverá diminuição no número de profissionais responsáveis pela limpeza. 

 

Na lista de suspensões está ainda o ônibus que transporta gratuitamente os alunos dentro do campus de Cuiabá, conhecido como “ligeirão”.

 

Serão suspensos também o funcionamento do restaurante universitário durante as férias, envio de Sedex, ligações para celulares e interurbanos, assim como reformas e serviços de marcenaria. 

 

Com objetivo de reduzir a conta de energia elétrica foi decretado pela reitora que os setores administrativos funcionarão até às quatro e meia da tarde. Ainda será feito um desligamento de alguns setores em horários sem uso. E as quadras externas e campos só poderão ser usados em atividades acadêmicas.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.