Demanda elevada eleva preços de subprodutos do algodão

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

De acordo com a análise semanal do Imea - Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, na última semana, os preços dos subprodutos do algodão em Mato Grosso atingiram o nível mais alto dos últimos meses. O caroço de algodão foi cotado a 682 reais e 11 centavos por tonelada, registrando um aumento de 3,35% em relação à semana anterior e um crescimento de 15% em comparação ao mesmo período do mês passado. O principal fator por trás dessa elevação é a maior demanda por subprodutos utilizados na alimentação animal, impulsionada pelo aumento expressivo no preço da arroba do boi, o que tem levado pecuaristas a intensificar o confinamento e a terminação dos animais.

Além disso, o óleo de algodão também registrou valorização na semana, fechando com uma média de 4 mil 908 reais e 57centavos por tonelada. Esse valor representa acréscimo de 2,78% na comparação semanal e de 10,52% em relação ao mês anterior. A alta na cotação do óleo reflete a maior procura das indústrias, que têm demandado mais esse produto.

O aumento de preços ocorre em um cenário de maior volume de subprodutos disponível no estado, graças ao processo de beneficiamento do algodão. A combinação entre oferta elevada e demanda aquecida sinaliza novas dinâmicas para o mercado mato-grossense nos próximos meses.