| Dados do IBGE mostram que MT liderou a produção industrial no Brasil em março.mp3 |
Foto da manchete: Plínio Bordin
Por Jurandir Antônio – Elaine Coimbra.
Texto do áudio:
Mato Grosso se destacou no cenário nacional ao liderar o ranking de produção industrial no mês de março, apresentando um aumento de 9,3% em comparação com fevereiro.
Os dados foram divulgados pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nesta semana.
O bom desempenho do setor industrial também reflete na geração de empregos em Mato Grosso.
De janeiro a março, a indústria mato-grossense registrou um saldo positivo de 722 novos postos de trabalho, tornando-se o terceiro maior contratante do estado, de acordo com os dados do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.
Outra informação relevante fornecida pelo IBGE é que Mato Grosso possui o terceiro menor índice de desemprego no país.
Enquanto a média nacional no primeiro trimestre deste ano foi de 8,8% de pessoas sem emprego, no estado esse número é de apenas 4,5%.
Para fomentar o desenvolvimento econômico e a geração de empregos, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico tem promovido a desburocratização do acesso a benefícios fiscais para as indústrias que buscam se instalar em Mato Grosso, impulsionando a economia nos municípios.
A indústria de biocombustíveis é um exemplo desse fomento, com a construção de diversas fábricas no estado nos últimos anos, fortalecendo a economia e buscando conciliar o desenvolvimento com a sustentabilidade.