04 Dados do IBGE apontam aumento de 18,2% no abate de bovinos em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Wenderson Araújo/CNA
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Líder nacional na produção de carne bovina, Mato Grosso registrou um aumento de 18,2% no número de abates de cabeça de gado no terceiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
De acordo com os dados do instituto, entre julho e setembro deste ano, o abate chegou a um total de um milhão 894 mil cabeças de gado.
Nos mesmos meses de 2023, foi abatida um milhão 602 mil.
O número de abates repercutiu também diretamente no peso total das carcaças, que também apresentou um crescimento de 18% no mesmo período, um total de quase 536 mil toneladas.
No terceiro trimestre de 2023, foram pouco mais de 454 mil toneladas.
Os resultados destacam a importância do estado no cenário pecuário nacional, que, abateu 10 milhões 37 mil cabeças no total e superou, pela primeira vez, a marca histórica de 10 milhões em um único trimestre.
Segundo o coordenador do Data Hub da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hideki, esse crescimento reflete uma transformação no setor, impulsionada pela adoção de práticas de terminação intensiva, como confinamento e semiconfinamento, que promovem maior eficiência na engorda e ajudam a reduzir a pressão sobre as pastagens, além de aprimorar a qualidade da carne.
Além disso, Mato Grosso se reafirmou como o maior exportador de carne bovina do Brasil e de grande relevância mundial.
As exportações do Estado saltaram de 554 milhões de dólares, em 2023, para 685 milhões em 2024.
Houve um aumento de aproximadamente 23,6% no valor e de 25,2% no volume de carne exportada.
O número de países que importaram carne bovina mato-grossense também cresceu, passando de 54 para 65, ampliando o reconhecimento internacional da qualidade e sustentabilidade da produção.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, com esses resultados, Mato Grosso caminha para consolidar um ano de recordes no setor pecuário, reafirmando seu papel estratégico na produção e exportação de carne bovina, essencial para a economia nacional e global.