Cuiabá vai sediar V Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas com foco no Pantanal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Rede Social

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O V Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas vai reunir em Cuiabá a comunidade científica e tomadores de decisão, estudantes, profissionais do meio ambiente, representantes comunitários e governamentais, e ONGs.

O evento acontece no período de 16 a 18 de outubro, no auditório do INPP, Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal, no Câmpus da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso.

O Congresso tem grande relevância neste período crítico em que o Pantanal e outras Áreas Úmidas estão com a integridade ameaçada em função dos incêndios e das mudanças climáticas.

Durante o Congresso, serão debatidos os desafios e impactos das atividades humanas sobre as Áreas Úmidas em um contexto de mudanças climáticas aceleradas, além de tratar sobre as estratégias e soluções para reduzir os impactos, promovendo a sustentabilidade e a resiliência dos ecossistemas vitais.

Durante o evento, serão discutidos ainda temas relacionados à conservação, gestão e sustentabilidade das Áreas Úmidas brasileiras e o seu destino no contexto da crise climática, são os objetivos principais.

Na oportunidade vão acontecer palestras, videoconferências, apresentação de pôsteres, oficinas, mesas redondas e outras atividades.

A palestra Magna ‘Guardiões da Água: As Áreas Úmidas precisam de um uso respeitoso’ será ministrada após a abertura do Congresso, pelo professor Karl Wantzen da Universidade Francesa de Estrasburgo.