Cuiabá intensifica campanha de vacinação contra o sarampo, priorizando crianças de seis meses a um ano

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Jurandir Antonio - Voz Vinícius Antônio

A partir de agora, crianças de seis meses a menores de um ano, devem ser imunizadas contra o sarampo em Cuiabá.

Ainda que o município não tenha casos confirmados, a ação segue a iniciativa preconizada pelo Ministério da Saúde em todo país, visando intensificação vacinal, em decorrência do último boletim epidemiológico que apontou mil 680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados brasileiros.

“Embora Mato Grosso não tenha casos confirmados, o Ministério elaborou essa estratégia em resposta rápida para proteger esse público alvo, que se mostrou mais suscetível a casos graves da doença, inclusive com casos de mortes”, explicou a Responsável Técnica de Imunização de Cuiabá, Sandra Horn.

Com a medida preventiva, chamada de ‘dose zero’, um milhão e 400 mil crianças devem ser vacinadas em todo país.  Para isso, o Ministério da Saúde informou que vai enviar um milhão e 600 mil doses a mais para os estados.

Ainda segundo Sandra Horn, é importante esclarecer que a chamada “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança.

“Além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral aos 12 meses de idade, primeira dose; e aos 15 meses, segunda dose, para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses.  A vacina previne também contra rubéola e caxumba.

Ou seja, a vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.