| 04 Cridac realiza mutirão e entrega 100 próteses ortopédicas a pacientes de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Luiza Goulart | SES-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Cridac, Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde, realizou um mutirão para entregar próteses transtibiais e de membros superiores a cem pacientes de 32 municípios de Mato Grosso, pelo SUS, Sistema Único de Saúde.
Esses dispositivos protéticos transtibiais são indicados para pessoas que tiveram amputação abaixo do joelho.
Os pacientes, com idades entre 1 e 90 anos, foram selecionados de acordo com a ordem do protocolo na oficina ortopédica do Cridac.
Entre os motivos para a necessidade do uso da prótese, estão problemas congênitos, traumáticos, trombose ou diabetes.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a secretaria promove os mutirões para dar celeridade ao atendimento e garantir que mais pessoas com deficiência tenham acesso a uma prótese moderna, durável, bem adaptada ao corpo para dar mais conforto, autonomia e qualidade de vida as pessoas.
Segundo a diretora do Cridac, Suely Souza, o primeiro passo é a avaliação do paciente pelo fisioterapeuta, que verifica se há condições físicas para o uso da prótese, como força muscular e equilíbrio.
Após a entrega do dispositivo, o paciente é encaminhado ao centro de reabilitação ou às equipes multidisciplinares próximas de sua residência para começar a fisioterapia com treinamento de uso e adaptação.
O Cridac mantém um acompanhamento, ficando à disposição para quaisquer dúvidas ou necessidades de ajustes adicionais.
No mutirão de junho foram beneficiados pacientes de diversos municípios mato-grossenses, entre eles: Arenápolis, Barra do Garças, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Confresa, Cuiabá, Juara, Poconé, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Em julho, o Cridac fará outro mutirão para atender cerca de 100 pacientes que precisam de próteses femorais.