Crescimento do mercado cervejeiro aumenta produção de lúpulo e cevada no Brasil.mp3 |
Foto da manchete: reprodução | Arquivo Agência Brasil
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A produção de lúpulo e cevada tende a aumentar no Brasil.
Os ingredientes são essenciais para a fabricação da cerveja e a produção desses insumos no Brasil tende a aumentar para atender a demanda interna, que também é crescente.
Em 2020, o Brasil chegou a um total de mil trezentas e 83 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior, segundo o Anuário da Cerveja 2020.
O lúpulo, utilizado na produção de cervejas, é responsável pelo aroma e amargor da bebida.
No Brasil, o crescimento da produção de cervejas artesanais ampliou a procura por lúpulo de qualidade, principalmente porque esse tipo de bebida exige maior quantidade do produto na composição.
Para atender a essa demanda, nos últimos anos, produtores brasileiros iniciaram o cultivo de lúpulo no país, já que a indústria cervejeira importa quase 100% dessa matéria-prima.
Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, apontam que, em 2020, o Brasil importou três mil duzentas e 43 mil toneladas do insumo, o equivalente a 57 milhões de dólares.
Outro insumo que compõe a cerveja é a cevada, matéria-prima do malte, principal fonte de açúcares fermentáveis, que confere corpo, cor, aromas e sabores para a bebida.
Para que possa ser utilizado, o cereal passa por processamento para produção do malte cervejeiro, que se dá em três etapas distintas: maceração, germinação e secagem.
Segundo a Embrapa Trigo, a produção de cevada em 2019 foi recorde no Brasil.
Em 2020, em função de problemas climáticos no Rio Grande do Sul e redução da área plantada devido às incertezas trazidas pela pandemia da Covid-19, a produção caiu para 374,4 mil toneladas.
Em 2021, a expectativa é de recuperação, com produção esperada de 424,1 mil toneladas.