| Cresce o apoio ao projeto de Fábio Garcia que reduz valor das contas de luz.mp3 |
Foto da manchete: Flickr – Fabio Garcia
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Projeto de Lei, de autoria do senador Fábio Garcia, do União Brasil, que prevê a redução das contas de luz dos brasileiros utilizando créditos tributários, avançou no Congresso Nacional e já é visto com bons olhos pelo governo federal.
A proposta do senador mato-grossense assegura a devolução integral para os consumidores do dinheiro retido pelas distribuidoras em razão de recolhimento indevido de impostos.
Fábio Garcia se reuniu no início da semana com gestores do ministério de Minas e Energia, ministério da Economia e da Casa Civil, oportunidade em que detalhou o projeto.
Segundo o senador, a iniciativa foi muito bem recebida pelo governo federal, por apresentar soluções práticas para regularizar a situação e reduzir os reajustes da energia elétrica que sacrificam a economia doméstica e empresarial.
Garcia destacou que o projeto tem grandes chances de ser aprovado no Congresso.
O senador explicou que a proposta garante que o consumidor de energia elétrica seja beneficiado pela medida de forma imediata, o que certamente trará um alívio no bolso das pessoas.
A medida vai permitir ainda que os consumidores coloquem suas contas em dia, o que vai diminuir a inadimplência junto às distribuidoras de energia.
A solução apresentada no projeto de Fábio Garcia é técnica, objetiva e factível para reduzir as tarifas, cujos aumentos estão afetando de forma dramática toda a sociedade, somados aos reajustes dos combustíveis, gás de cozinha e alimentos.
Pelo levantamento do senador, são 60 bilhões de reais recolhidos indevidamente pelas empresas, e que serão devolvidos aos consumidores de energia elétrica.