| 02 Cresce número de pessoas endividadas em Cuiabá no fim do ano, revela pesquisa.mp3 |
Foto da manchete: reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O consumo típico de fim de ano impulsionou o número de endividados em Cuiabá, que chegou a quase 176 mil em novembro, representando 84,7% do total de lares da capital, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
O índice, no entanto, segue 4,8 pontos percentuais menor do que no mesmo período de 2023, quando mais de 183 mil famílias estavam endividadas.
Apesar do aumento de 0,3 ponto percentual em relação a outubro, a proporção de inadimplentes apresenta recuo no comparativo anual.
Atualmente, quase 39 mil famílias têm contas em atraso, 13% a menos do que as mais de 44 mil registradas em novembro de 2023.
De acordo com o presidente da Fecomércio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, os dados ajudam empresários a compreender as tendências de consumo e a planejar ações para o período.
Entre os principais tipos de dívidas, o cartão de crédito lidera com 80%, seguido pelos carnês, 26,7%.
Já o crédito pessoal e consignado somam 7% dos endividamentos, enquanto o cheque especial responde por apenas 1,3%.