| CPI da Sonegação Fiscal ouve representantes do setor de Mineração.mp3 |
Vinícius Antônio
A CPI que investiga a sonegação de impostos e renúncias fiscais indevidas ouviu nesta terça-feira, o depoimento do presidente da Cooperativa de Pequenos Mineradores de Ouro e Pedras Preciosas de Alta Floresta, Darcy Winter, e do geólogo Serafim Carvalho, ex-diretor do Departamento Nacional de Produção Mineral.
Nas atividades do primeiro semestre deste ano, a CPI tem concentrado seus trabalhos para investigar indícios de irregularidades no setor de mineração.
Caberá ao deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, a responsabilidade de produzir um relatório a respeito desse segmento.
No final de 2019, foi apresentado pelo deputado estadual Carlos Avallone um relatório que aponta indícios de fraudes e sonegação de impostos no setor de combustíveis.
As irregularidades tributárias levantadas pela CPI apontaram sonegação, adulteração de combustível, vendas interestaduais fictícias, vendas sem nota fiscal e meia nota, cancelamentos de notas fiscais, falsa exportação para a Bolívia e devedores contumazes.
O relatório apontou que, em 2018, Mato Grosso deixou de arrecadar cerca de um bilhão e nove milhões de reais por causa da sonegação, que corresponde a 1,5% do PIB estadual.