| Covid avança. MT registra quase 3.mp3 |
Foto: DIEGO VARA/REUTERS
Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde foram notificadas duas mil 992 novas confirmações de casos de coronavírus em Mato Grosso nas últimas 24 horas.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, são 135 pessoas internadas em UTIs públicas e 97 em enfermarias públicas.
Isso significa que a taxa de ocupação de UTIs adulto está em 84,38% e em 22% para enfermaria adulta.
Apenas 25 leitos do SUS estão livres para receber pacientes de covid-19.
Nas últimas 24 horas quatro pessoas perderam a vida vítimas do novo coronavírus.
Atualmente sete hospitais de Mato Grosso que atendem pacientes pelo SUS, Sistema Único de Saúde, estão com 100% de ocupação dos leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva adulto.
Os hospitais que não tem mais leitos de UTI pelo SUS para pacientes graves de Covid-19 são: Hospital Universitário Júlio Müller e Hospital Estadual Santa Casa, ambos em Cuiabá.
O Hospital Metropolitano de Várzea Grande, os Hospitais Regionais de Sinop, Querência e Peixoto de Azevedo, além do Hospital Municipal Milton Morbeck, em Barra do Garças.
Apesar do preocupante aumento da contaminação pela doença, duas notícias positivas em relação ao enfrentamento da pandemia aconteceram nas últimas horas.
A primeira é que Mato Grosso recebeu o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças nesta sexta-feira.
Agora a Secretaria Estadual de Saúde começa a distribuição das doses para os municípios.
A outra, é que a primeira criança brasileira imunizada contra a covid-19 foi um menino indígena de Mato Grosso, o Davi Xavante, de oito anos.