Corte de energia faz deputado Medeiros pedir ao MEC auditória na UFMT e o afastamento da reitora

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Da redação: Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

O deputado José Medeiros, do Podemos de Mato Grosso, e vice-líder do Governo Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, pediu ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, que realize uma auditoria na Universidade Federal de Mato Grosso.

No mesmo documento, Medeiros solicitou ainda ao MEC o afastamento imediato da reitora Myrian Serra da instituição.

O motivo da solicitação é o corte do fornecimento de energia elétrica nos cinco campi da UFMT.

“Essa situação indica que a gestão da atual reitora apresenta problemas, pois não se pode admitir que uma Universidade fique sem luz por culpa da reitoria. Por esta razão, mostra-se necessária a realização de uma auditoria na UFMT”, diz trecho do documento enviado pelo deputado ao ministro.

Medeiros avalia que para que a auditoria seja realizada sem qualquer interferência que venha a prejudicar as investigações, é recomendável que reitora seja afastada do cargo até que se concluam os trabalhos.

Por outro lado, a reitora Myrian Serra, que não recebeu nenhuma notificação do Governo Federal ou Ministério da Educação afirma.

“Preciso ser notificada pra depois fazer a minha defesa. Mas, o que a gente tem demonstrado inclusive com essa imprevisibilidade de recursos públicos é que nós temos dado conta de fazer uma gestão eficiente”, retrucou a reitora

Myrian disse ainda que se considera uma boa gestora.

“Me esforço muito para garantir a qualidade do ensino na UFMT”, finalizou

Na última terça-feira, a energia da Universidade foi cortada por falta de pagamento. Seis contas estavam em atraso, sendo quatro de 2018 e duas de 2019.

Após o repasse de recursos pelo MEC, os débitos foram pagos e a energia foi restabelecida nos cinco Campus do UFMT no Estado, Cuiabá, Várzea Grande, Araguaia, Rondonópolis e Sinop, além da Base de Pesquisa do Pantanal.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.