| 01 CORREDOR LOGÍSTICO. Governo Lula leiloa rodovia Rota do Agro no sul de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Paulo Pinto/Agência Brasi
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O Consórcio Rota Agro Brasil venceu nesta quinta-feira, o leilão de concessão das BRs 060 e 364 entre os estados de Goiás e Mato Grosso, mais conhecida como Rota Agro.
O investimento na concessão é de sete bilhões e 26 milhões de reais em melhorias e na reestruturação desse corredor logístico.
O trecho leiloado compreende 490 quilômetros entre as cidades de Rio Verde, em Goiás, e o município mato-grossense de Rondonópolis, que tem um intenso tráfego de veículos de carga e de passeio.
A concessão, para um período de 30 anos, prevê a duplicação de 45 quilômetros da rodovia, 150 quilômetros de faixas adicionais, contornos viários, vias marginais, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e quatro novas passarelas para pedestres.
O vencedor do certame foi definido pelo maior desconto oferecido sobre a tarifa básica de pedágio no trecho concedido.
Após disputa em viva-voz, o Consórcio Rota Agro Brasil ofereceu 19,70% como valor de desconto, vencendo o certame.
No leilão, o Consórcio Rota Agro Brasil concorreu com outras quatro empresas e consórcios.
O leilão foi realizado na B3, a bolsa de valores de São Paulo, e contou com a presença dos ministros dos Transportes, Renan Filho, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
A Rota Agro é um dos principais corredores logísticos da região Centro-Oeste.
Segundo o Ministério dos Transportes, a concessão dessa rota deve melhorar o escoamento da produção agrícola, facilitar a distribuição de alimentos e reduzir as desigualdades logísticas regionais.