Coronavírus: Secretaria de Estado de Saúde explica como o paciente com sintomas deve proceder

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Vinícius Antônio

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso publicou algumas orientações para as pessoas que sentirem os sintomas do Covid-19.

No SUS, a orientação da SES é que a pessoa com histórico suspeito e sintomas graves, que são febre e dificuldades para respirar. procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, o postinho de saúde do bairro.

Essas unidades estão preparadas para os primeiros atendimentos aos pacientes.

Ao chegar na unidade, o paciente deve narrar, durante a consulta, os sintomas que possui. O profissional médico irá identificar se o caso tem potencial para ser suspeito.

Se sim, a unidade irá notificar o caso como suspeito à equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal da respectiva cidade.

Depois desse procedimento, o médico solicita a coleta de amostra biológica para exames de Biologia Molecular, que detecta a presença ou não do Coronavírus ou de outros vírus respiratórios.

O Lacen irá analisar o material e se der negativo para outros vírus, como H1N1 e Influenza A, o próprio laboratório do Estado encaminha as amostras para um laboratório de referência nacional, que vai validar o resultado da análise feita pelo Lacen.

As etapas de análise da amostra levam até cinco dias para serem concluídas. Passado esse período, o resultado é lançado no sistema do Ministério, que publica gradativamente, na Plataforma IVIS, a confirmação da infecção pelo novo coronavírus.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.