| Primeiro caso do Estado é confirmado pela SES em paciente de Cuiabá.mp3 |
Vinícius Antônio
A SES, Secretaria de Estado de Saúde, confirmou o primeiro caso de Coronavírus em Mato Grosso.
A confirmação ocorreu na noite desta quinta-feira, após o Lacem, Laboratório Central do Estado testar nova análise de um dos casos localizados em Cuiabá.
No dia 16 de março, o paciente testou positivo para o Covid-19 em exame realizado por um laboratório particular, porém, uma nova amostra foi coletada e analisada pelo Lacen, que confirmou o diagnóstico.
No momento, o paciente apresenta quadro estável de saúde e encontra-se em isolamento domiciliar. As recomendações seguirão o protocolo já estabelecido desde o início do monitoramento do paciente.
“No âmbito particular deste paciente, não haverá grandes mudanças; ele continuará em isolamento e deverá seguir todas as recomendações médicas. As orientações dadas anteriormente à população também deverão ser seguidas com rigorosidade. Temos um caso confirmado, mas as recomendações são todas aquelas que já divulgamos e reforçamos”, explica o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Nesta quinta-feira, a SES divulgou a notificação de 59 casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 87 ocorrências no estado, sendo que 11 casos foram descartados e 17 foram excluídas por não preencheram critérios de definição de caso para COVID-19.
Além do caso confirmado de Coronavírus em Cuiabá, 18 municípios tem casos suspeitos da doença em Mato Grosso.
São dois casos em Lucas do Rio Verde, dois, em Aripuanã, quatro em Araputanga, Cuiabá tem 27 casos suspeitos, dois em Nova Xavantina.
Já em Rondonópolis são quatro casos, dois em São José do Rio Claro, e um em Sinop. Ipiranga do Norte, Juína e Juruena um caso cada um.
Campo Verde, dois casos, Campo Novo do Parecis, Poxoréu e Tangará da Serra um caso cada um. Várzea Grande tem três, Primavera do Leste um e Cáceres dois casos suspeitos.
A Secretaria de Saúde informou ainda que a partir de agora o Lacen, Laboratório Central do Estado de Mato Grosso, será o laboratório de referência para análises epidemiológicas relacionadas ao Coronavírus.