Contaminação por bactéria deixa vários locais de Mato Grosso impróprios para banho, alerta Sema

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria Sema

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

A Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, analisou a qualidade da água em 41 pontos utilizados por banhistas para fins recreativos em rios e córregos localizados em 15 municípios de Mato Grosso.

Do total de análise, em apenas sete locais a água foi considerada imprópria para banho.

De acordo com o boletim de balneabilidade, foram verificadas concentrações acima do permitido de uma bactéria que pode causar infecções, nas praias de Bonsucesso, em Várzea Grande; Comunidade de São Gonçalo, em Cuiabá; Cachoeirinha, em Chapada dos Guimarães; Vereda e Santo Antônio de Leverger; Estação Astyanax Xavante, em Barra do Garças; e Rio Paraguai, em Barra do Bugres.

A verificação da balneabilidade nas praias fluviais de Mato Grosso foi realizada por meio da coleta de dados em campo e análises laboratoriais, no período de 30 de junho a quatro de setembro de 2025.

Nos municípios de Nova Marilândia, Nortelândia, Diamantino, Colíder, Guarantã do Norte, Matupá e Peixoto de Azevedo, todas as coletas analisadas foram classificadas como própria para banho.

A Sema orienta a população a sempre evitar banho ou contato com água de locais classificados como impróprios, além de evitar beber água destes locais sem o devido tratamento e redobrar atenção com crianças e idosos.