04 Consulta aos Povos e Comunidades Tradicionais termina com seminário de consolidação de propostas.mp3 |
Foto da manchete: Priscila Soares / REM MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Aconteceu esta semana, em Cuiabá, nos dias 24 e 25, segunda e terça-feira, o Seminário Final de Consulta aos Povos e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso, onde cerca de 100 participantes consolidaram as propostas levantadas durante os meses de consulta.
As demandas dos 12 segmentos surgiram durante cinco oficinas regionais realizadas no Estado.
As propostas foram reunidas e organizadas para serem validadas no seminário final e entregues oficialmente para o Programa REM Mato Grosso.
No encontro, também foram sugeridas linhas de ação para o Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais, como forma de demonstrar as principais expectativas e necessidades desses segmentos no estado.
O processo de consulta foi promovido pela Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, por meio do Programa REM Mato Grosso em parceria com o ICV, Instituto Centro de Vida, com foco em estabelecer diálogo com essas comunidades para fortalecimento da participação e atendimento de suas principais demandas pelas ações do Programa.
Segundo a representante do segmento dos morroquianos, Maria Valéria, as oficinas serviram para acordar os agricultores e representaram um incentivo muito grande na questão de manter a floresta em pé.
O Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais é formado por 12 representantes de instituições de governo e por 12 representantes da sociedade civil, são eles: indígenas, benzedeiros, quilombolas, ciganos, raizeiros, pantaneiros, retireiros, pescadores artesanais, extrativistas, povos de terreiro de matriz africana, ribeirinhos e morroquianos.